quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

One Billion Rising - 14 de Fevereiro - Basta!



Viva a Liberdade de poder escolher, de poder Ser!


No Mês do Amor Próprio dizemos de novo Basta! e celebramos com tantas mulheres, tantos homens, tantos jovens que dizem basta ao abuso, à violência, a uma vida limitada, de sofrimento, de humilhação. Fevereiro é mês do Amor Próprio aqui na EVEA. E no dia de São Valentim celebramos esse amor!





  • Break the Chain - Quebra a corrente!
 Aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=fL5N8rSy4CU



  • Video com as mulheres a proclamarem o seu "BASTA!". É filme violento, mas é para acabarem os abusos. De vez.







We Are Rising! – Erguidas/os pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas

Um importante movimento global está a nascer pelo fim da violência contra as mulheres e as meninas.
A questão não é nova. Aqui há uns anos o mundo conheceu a dura realidade chinesa, em que orfanatos cheios de crianças – principalmente meninas – são deixadas para morrer (com um sofrimento horrível) nos “quartos da morte“. Como a China tem excesso de população, existem leis muito duras em relação a se ter mais que um filho… mulheres e crianças sofrem horrores com a aplicação desumana destas leis. Ao mesmo tempo, são principalmente as raparigas que não são bem-vindas.
Em Portugal, a cada hora que passa são feitas quatro queixas de violência doméstica e em 2012 os homicídios conjugais dispararam. E as queixas que não são ouvidas? E as mortes provocadas por este tipo de violência (físicas e psicológica) que ninguém relaciona com esta questão? Quantas mulheres se suicidaram e as pessoas pensaram que, coitadinhas, estavam deprimidas? Quantas mulheres morreram ao serem empurradas da escada abaixo, mas, pobrezinhas, tropeçaram?
Com a mediatização de Malala Yousafzai, a adolescente paquistanesa baleada na cabeça quando viajava de autocarro para a escola, e a violação (por 7 homens!) e consequente morte de uma jovem na Índia, em Dezembro, estas questões sobressaíram e começou-se a lutar globalmente contra estes flagelos.
O tráfico de mulheres, para exploração sexual ou de trabalho doméstico, a violência doméstica, as violações… são problemas constantes no mundo, com contornos culturais diferentes, mas com uma mesma base: a violação dos direitos humanos!
Também os homens são vítimas de violência doméstica e também muitos homens sofrem de escravidão, entre outras violações dos direito humanos. São questões que não podem ser igualmente esquecidas – ninguém, nenhum ser, deve sofrer atrocidades!
Contudo, por motivos culturais, as mulheres são particularmente visadas em termos de violência física e psicológica e temos de lutar pelo fim dessa mesma violência. Só na Índia, calcula-se que em três gerações 50 milhões (!!!) de mulheres foram mortas. É muito grave! É um “gendercide” (“generocídio” ?).
Deste modo, convido-vos a juntarem-se ao movimento “One Billion Rising”, no dia 14 de Fevereiro, onde vamos todos e todas dançar para alertar o resto do mundo para o problema. Segundo a página do evento, no Facebook, da Associação Comunidária;
Uma em cada três mulheres do planeta é violada ou espancada durante a sua vida. Esse é um bilião de mulheres violadas. Um bilião de filhas, mães, avós, irmãs, amantes e amigas. UM BILIÃO de mulheres e aqueles que as amam a sair, dançar, levantar-se, e exigir um fim a esta violência.
Venha dançar connosco pelo fim da violência contras as mulheres e meninas em todo o mundo.
… Mães, trabalhadoras , estudantes, professoras, meninas, migrantes, amigas, donas de casa…
Venha dançar connosco na diversidade.
Inscrições no site do evento mundial:
http://onebillionrising.org/page/event/detail/startarising/4jvvg
Em Portugal, vamos dançar em Lisboa, Monte da Caparica, Viseu e talvez no Porto. Vejam aqui onde vão ocorrer os eventos, participem se estiverem por perto ou organizem outros, perto de vós!
(retirado daqui: http://wiseupblog.wordpress.com/2013/01/26/we-are-rising-erguidasos-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres-e-meninas/)

___________________

Eurodeputados a dançar o Break the Chain!
<a href="http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=623624&amp;tm=7&amp;layout=122&amp;visual=61">Eurodeputados dançam pelo fim da violência contra as mulheres - Mundo - Notícias - RTP</a>
 ___________________

"What I love about one billion rising is that you can see the joy and huge energy of the women, who are dancing to break the chain.

Whereas in former years and decades women I felt repelled by the anger and fighting energy against men, now it's about just setting ourselves free from all former repressed energies and trauma points, inviting in the men, having grown beyond the roles of victim and abuser.

Yeah! The world is truly changing and we are the ones, who are participating in it. What a time to live in! ♥"
Nora M.

__________________

A coreografia do Break the Chain

https://www.youtube.com/watch?v=mRU1xmBwUeA

 _________________

"Man Prayer" - words by Eve Ensler, film by Tony Stroebel 

https://www.youtube.com/watch?v=nj7Zw4P8LPo

___________________


Testemunhos:
1 - Robert Redford
https://www.youtube.com/watch?v=mCHXBQIU01Y
2 - Jane Fonda
https://www.youtube.com/watch?v=YUtd3e6Waeg

__________________

Flash Mob:
 30 de Novembro - Filipinas
https://www.youtube.com/watch?v=isk2IPplDZY


Nepal em Gangnam style
https://www.youtube.com/watch?v=isk2IPplDZY


Dezembro - França
https://www.youtube.com/watch?v=QO0FhHjGYxI


1 de Fevereiro EUA
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/er5DS1Y5geQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>