quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Uma casa 'Hobbit' sustentável

Simon Dale cumpriu o seu sonho e construiu a sua casa por 3mil libras aproveitando a localização e os declives do terreno, as madeiras das matas próximas, terra das áreas escavadas e materiais simples. Tem lareira com acumulador de calor e painéis solares, além disso o tipo de construção com barro e palha permite climatização.


simondale.net

Eu tenho uma grande simpatia por estas casas que se integram tão bem na paisagem e que propõem novas possibilidades de eco-construção, aqui com valores estéticos intrínsecos e também um pouco de conforto (embora não tenha percebido onde é a casa de banho, para mim um espaço essencial para uma vida confortável e - vá... já não estamos na Idade Média, sustentáveis sim mas com dignidade).



Um artigo do Daily Mail publicado ontem aqui e o site de Simon Dale com dicas de construção a acompanhar o historial de evolução da obra aqui.




É esse sonho de um mundo mais equilibrado e de vivências mais em comunhão com a natureza e com o envolvente, com pouco impacto e bem integradas que permitam esse respirar pleno.


Imagens de outras propostas aqui

Há já várias propostas imaginativas e criativas, umas mais místicas, outras mais realistas, outras mais despojadas e nem sempre apelativas pois acabam por ser muito básicas. Os Visionários :) vão espalhando a sua criatividade e neste mundo de finanças colapsadas - já nem digo em colapso - cada vez faz mais sentido uma nova maneira de ver os recursos e a ligação à terra. Lá dizem as pessoas das aldeias que para eles a crise ainda não chegam pois têm as suas hortas, os animais, as suas terras.

 Aqui uma versão ecofashion de um restaurante na Nova Zelândia numa casa da árvore.


E aqui um artigo com as 10 melhores casas de árvores em 2008. Um pouco de devaneio e sonho neste dia feriado :)


Claro que já há inúmeros projectos de qualidade de gabinetes de arquitectura que trabalham em fazer pontes entre mundos, basta uma pequena pesquisa no google e tem-se uma ideia. 
Há os projectos de permacultura e visão sustentável como por exemplo o meritório projecto Tamera cá em Portugal no Monte Cerro (aqui e aqui).

Não queremos ir por aí, fica apenas esta indicação de um projecto familiar viável.

Namaste!

Sem comentários: